CARDEAL DOM CLÁUDIO HUMMES VISITA A PRELAZIA DO MARAJÓ


O presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Cláudio Hummes, realiza entre os dias 23 a 27 de fevereiro visita pastoral na Prelazia do Marajó, em quatro paróquias na região das ilhas, localizadas nos municípios de Breves, Melgaço e Portel.
Um dos principais nomes da Igreja Católica atualmente, o cardeal chegou a ser apontado como um dos potenciais sucessores de João Paulo II e Bento XVI e foi, segundo o papa, quem o influenciou a escolher o nome Francisco.
No Marajó, o cardeal Cláudio Hummes terá encontros com o bispo, padres, freis, comunidades missionárias e pastorais. Ele também visitará comunidades locais para, de acordo com a Prelazia, conhecer a realidade e as atividades pastorais da Igreja particular do Marajó.
Na terça-feira (23), o cardeal Hummes, chegou à cidade de Breves acompanhado do bispo do Marajó  Dom Frei José Luiz Azcona (OAR), foram recepcionados pelos Freis Agostinianos Recoletos, que administram a Paróquia de Santa Ana. Na parte da tarde Dom Cláudio, visitou a comunidade Nossa Senhora de Fátima, e a casa pastoral das irmãs missionárias da Congregação Notre Damme.
As 19:00 horas, ainda em Breves o Cardeal celebrou missa na Igreja Matriz da Paróquia São José e Sta. Teresinha. Após a missa, conversou com a comunidade.
No dia 24 (quarta-feira) Dom Cláudio Hummes, visitou a cidade de Portel ocasião em que ouviu autoridades e povo em audiência pública na Câmara de Vereadores, visitou a comunidade missionária Ágape da Cruz, realizou encontro com a pastoral da juventude e finalizou com Celebração Eucarística na paróquia Nossa Senhora da Luz.

Dia 25 (quinta-feira) o Cardeal visitou a Paróquia de São Miguel Arcanjo  (Município de Melgaço), recebido pelo pároco, Dom Cláudio dirigiu-se até a comunidade Nossa Senhora do Desterro  no rio Tajapurú (portal do transporte fluvial de cargas que liga Belém/Manaus). Neste local conhecido como “corredor das balsas” que se tem denúncias de prática de prostituição infantil e o tráfico de mulheres conhecidas como “balseiras”.
No retorno Encontro do Cardeal com as Autoridades, Sociedade Civil e Pastorais; Exposição de cinco Problemáticas sociais. Na parte da noite Visita à Comunidade São Pedro ou Sagrado Coração de Jesus; Celebração Eucarística.
Dia 26 (sexta-feira) na agenda pela manhã, encontro com Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral da Pessoa Idosa, e Apostolado da Divina Misericórdia; Audiência Pública na Câmara Municipal com as Autoridades e representatividades civis; Almoço na residência das Irmãs da Caridade de Sant'Ana;  Visita ao Centro Prisional, Visita a Ong Cruz do Sul, encontro com os jovens no Ginásio de Esportes da Escola Miguel Bittar, encerrando com Celebração Eucarística;

Dia 27 de fevereiro, retornou para Belém e seguiu para a Paróquia Menino Deus (Cidade de Soure) região dos campos do Marajó.